As bandas de música possuem um repertório muito eclético: valsas, polcas, choros, tangos, maxixes, sambas e marchas entre outros gêneros. No entanto, o gênero principal e mais profundamente identificado com o som das bandas é, sem dúvida, o dobrado.
Dobrado Brasilia Partitura.pdf
Em relação à forma, o dobrado geralmente é dividido em três seções principais, sendo elas, A, B, e C, esta última também conhecida como Trio, precedidas por uma introdução feita em dinâmica forte, geralmente são de quatro a dezesseis compassos. Cada uma das seções principais do dobrado é sempre tocada com repetição antes de se passar à seção seguinte, exceto pela última apresentação da Seção A, o que é uma referência à forma do rondó.
A origem do gênero Dobrado são as marchas militares, principalmente as europeias, espanholas e americanas. Tem influência direta do passo-dobrado português, do pasodoble ou marcha redobrada espanhola, do pas-redoublé francês e do passodoppio italiano.[1][7]
Os dobrados brasileiros mais conhecidos são de origem militar e têm sido executados nas escolas das forças armadas e nas corporações de polícia e bombeiros até a atualidade. São as composições mais populares as seguintes:
Depois, a Coluna avançou novamente pela Bahia e o povo de Angical se animou. O maestro Antonino Espírito Santo então compôs o dobrado Avante Camaradas. Segundo a fita de Micheline Bondi, Antonino passou a tocar a marcha todos os dias no coreto da praça, com a participação dos cidadãos de Angical. Numa manhã, quando o povo da cidade acordou, percebeu que havia novidades por ali.
E B7Tem prisioneiro inocente no fundo de uma prisão ETem muita sogra encrenqueira e tem violeiro embruião E7 A E APros prisioneiro inocente eu arranjo advogado B7 EE a sogra encrenqueira eu dou de laço dobrado B7 E B7 EE os violeiro embruião com meus verso estão quebrado 2ff7e9595c
Comentarios